03/01/2013

E se o Campeonato Brasileiro usasse a média de pontos do Campeonato Argentino?

Depois de muuuito tempo, voltando a postar no meu blog... e o assunto eleito é futebol. Uma das “comoções” nacionais de 2012 foi o rebaixamento do Palmeiras para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Apesar disso, o atual presidente disse que considerava o clube um dos 5 melhores do país, e que o rebaixamento fora um mero acidente. Pensando nisso, durante minhas férias, me perguntei como seria se fosse aplicado no nosso campeonato o modelo de rebaixamento argentino, no qual há uma média de 3 temporadas seguidas. Eis que então, me dei ao trabalho de relacionar os pontos das equipes de 2010 ate 2012, e, eis que, não teria jeito... o Palmeiras teria sido igualmente rebaixado. Abaixo, segue a tabela com os detalhes.
A regra argentina é bastante simples: soma-se o número de pontos conquistados pelo número de partidas jogadas na primeira divisão, obtendo-se assim a média. As equipes que jogaram as 3 temporadas na série A, tem o total de pontos divididos por 114, as que jogaram 2 temporadas, por 76 e quem jogou apenas esta última, 38. Nota-se que o Palmeiras, por exemplo, vem em uma campanha abaixo do esperado a algum tempo. Também serve para mostrar que, mesmo com Neymar, o Santos não tem feito grandes campanhas no Brasileirão. Ok, se fossemos seguir a risca a regra do Campeonato Argentino, teríamos que Sport e Atlético/GO estariam rebaixados, enquanto que Figueirense e Palmeiras jogariam um mata-mata pela serie A contra Atlético/PR e Vitória, respectivamente, com jogo final em casa para os times da serie A (valendo a regra dos gols fora de casa). A questão é que, uma regra assim iria impor aos times brasileiros melhor organização, pois uma temporada mal conduzida iria ter efeitos mais severos no futuro. E você, que esta lendo, o que acha?

2 comentários:

  1. Olá. Vi o link que foi postado no blog do Futranking. O rebaixamento pela média de pontos não daria certo. Tentaram fazer em 1999, mas o caso Sandro Hiroshi rendeu perda de pontos para o São Paulo (se não me engano, Inter e Botafogo ganharam pontos) e o Gama foi rebaixado: resultado, processos e etc. acabaram criando o Vergonhão, digo, Copa João Havelange...

    PS: Uma correção. A partir da temporada 2012-13, houve mudanças no Campeonato Argentino: Ao invés de Apertura e Clausura, são chamados de Torneio Inicial e Final. E ao invés de dois rebaixados diretamente e dois tentando a sorte nos play-offs, agora caem 3 diretamente (não existe mais play-offs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaah sim, nao tinha conhecimento dessas alterações... Nesse caso o Palmeiras escaparia...
      Quanto aos processos, no Brasil é f*** essas coisas, porque sempre tem um pra tentar burlar, e outro pra posteriormente processar.

      Excluir

Este é um meio de exercicio do seu livre arbitrio e sua manifestação de pensamento. Não use-o de forma errada.